fbpx

Olho de peixe

Olho de peixe

olho de peixe post blog

“OLHO DE PEIXE”

 

Na verdade o “olho de peixe” é um tipo de verruga, causada por um vírus chamado Papilomavírus (HPV).

 

Geralmente essa verruga com pontinhos pretos espalhados, aparece na sola dos pés, o primeiro sinal é um incômodo para caminhar.

 

O vírus que causa o ‘olho de peixe’ em geral está em ambientes molhados como por exemplo, vestiários próximos a piscinas, e pode acometer também as crianças.

 

A entrada desse vírus é facilitada quando se tem qualquer tipo de ferimento como rachaduras nos pés, eles se proliferam causando assim a lesão (verruga).

 

O olho de peixe pode se espalhar para outras áreas do corpo, por isso é importante não coçar o local da lesão, para evitar a proliferação desse vírus.

 

O tratamento, SEMPRE COM ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL, geralmente consiste em uso de ácidos específicos, por tempo determinado, para que assim, o vírus seja eliminado aos poucos. Em alguns casos, o dermatologista indica o uso da crioterapia ou ainda uma pequena cirurgia com anestesia local.

 

Como evitar o “olho de peixe”?

 

Em locais públicos e molhados sempre utilizar chinelos/sandálias, especialmente se estiver com qualquer ferimento na sola dos pés. Lavar e secar bem, principalmente entre os dedos.

 

Os cuidados mais simples são os que trazem melhores resultados.

 

Se você acredita que está com olho de peixe em seus pés, procure ajuda profissional antes que o problema se espalhe e a situação piore. Entre em contato com a AG Podologia que vamos lhe ajudar.

 

Referências: G1 blog bem estar

Onicocriptose (unha encravada)

Condição que costuma afetar o Hálux (dedão do pé), que pode acometer qualquer idade. Consiste no crescimento, e penetração da unha na carne, causando lesão, inflamação, provocando dor e limitação funcional, resultando em queixas como dificuldade em caminhar, realizar atividades do dia a dia, prejudicando assim a qualidade de vida da pessoa.

– Sintomas : dor; rubor (vermelhidão) e edema (inchaço)
– Sinais : pele em torno da lâmina (unha) avermelhada; inchaço e muitas vezes presença de pus.
É comum não conseguir visualizar o canto da unha pois encontra-se “enfincado” na pele/carne. Isso se deve normalmente ao:
-corte incorreto das unhas;
-uso de sapatos apertados;
-lesões nas unhas (pancadas por exemplo);
– onicomicose (fungos/micose);
-anatomia das unhas.

Os pacientes costumam demorar para procurar ajuda temendo um procedimento mais doloroso ou até mesmo uma cirurgia ( retirada da unha), o que acaba agravando o caso.
Como a onicocriptose ( unha encravada) trata-se de um “corpo estranho” penetrando na pele, resultando em processos inflamatórios, infecciosos, muitas vezes esse problema torna-se crônico e cíclico.

O tratamento depende da gravidade da lesão. O ideal é procurar, na fase inicial, um profissional qualificado para que esse tratamento seja menos doloroso e mais rápido.

Caso precise de ajuda com o tratamento de unha encravada, entre em contato com a AG podologia.

 

Fonte: saúdebemestar.pt